Dicas Imposto

Dicas sobre o Imposto de Renda 2018

Os fundos de investimento são aplicações financeiras que investem o dinheiro de seus cotistas em diversos tipos de ativos. Se você possui esse tipo de aplicação ou investiu em fundos no ano passado, precisa declarar essas informações no Imposto de Renda 2018.

A tributação dos fundos de investimento é diferente de acordo com os ativos que eles possuem em suas carteiras.

As alíquotas variam de acordo com o prazo da aplicação, mas também levam em conta o prazo de vencimento dos ativos na carteira do fundo.

Assim, existem duas maneiras de definir como é a tributação de um fundo de investimento:

Fundos de curto prazo: fundos cujos ativos na carteira vencem em menos de 365 dias. Alguns fundos de renda fixa são enquadrados nesse perfil. Eles já trazem essa informação em sua nomenclatura; Fundos de longo prazo: fundos cujos ativos na carteira vencem em um prazo superior a 365 dias. A maioria dos fundos no mercado tem essa característica, como fundos de renda fixa e fundos multimercados.

IMPORTANTE: Os fundos de ações, os ETFs e os Fundos de Investimento Imobiliário (FII) são exceção, pois não há vencimento para aplicações nesses ativos. Assim, a alíquota de IR será de 15% para fundos de ações e ETFs e de 20% para FIIs, independentemente do prazo da aplicação.

Tributação dos fundos de investimento
O IR sobre os fundos de investimento incide em dois momentos diferentes: na hora do resgate e uma vez a cada seis meses por meio de um mecanismo conhecido como come-cotas.As alíquotas são definidas em função do prazo da aplicação e do regime de tributação do fundo. Se precisar de mais orientações entre em contato. 
Tel: (51) 3276.8146
email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Imprimir