Calculadora Paint

Linguagem complexa faz empresas pagarem impostos a mais

Pouco ou quase nada se sabe sobre a dimensão dos impostos pagos todos os dias, nem sobre como utilizar o direito ao crédito tributário gerado a partir disso. De acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), empresários, contadores e sistemas de contabilidade não conseguem acompanhar todas as

mudanças de regras tributárias e acabam por pagar impostos a mais, gerando os chamados créditos tributários. E, segundo o Grupo Studio – empresa de auditoria e revisão fiscal – quando isso acontece, o contribuinte pessoa jurídica passa a ter direito aos créditos através da compensação.

Ao analisar as informações dos últimos cinco anos dos documentos contábeis dos entrevistados, Foi encontrado mais de R$ 1 bilhão em benefícios tributários. Ante os resultados da pesquisa e o contato com empresários que buscam a revisão tributária, o Grupo Studio criou a campanha Menos Imposto, que visa alertar sobre o pagamento indevido de impostos. Por meio do site menosimposto.com.br, é possível simular quanto as empresas estão pagando a mais em impostos.

Informatização dos dados contábeis pode auxiliar negócios

A revisão tributária é um procedimento preventivo para que a empresa não seja pega de surpresa pela Receita Federal por irregularidades nas obrigações tributárias, além de evitar o pagamento de impostos indevidos. E também recupera créditos já pagos a mais nos últimos cinco anos, por meio de compensação tributária realizada de maneira administrativa. Todo o processo para a retificação desses tributos e a tomada dos créditos é de responsabilidade da própria empresa, que fica encarregada de alertar a Receita Federal e dar início ao processo de aproveitamento dos créditos.

O planejamento tributário - ou, como também é conhecido, tax planning - é uma forma eficaz de reduzir essa carga elevada de impostos. E também se trata de um direito do contribuinte a economia de tributos gerados através de uma engenharia fiscal legítima.

Fonte: Jornal do Comércio


Imprimir