Diversos empresários já se perguntaram, ao longo de suas carreiras, sobre o papel da contabilidade. Esse assunto é de extrema importância para a gestão de qualquer negócio, pois as ações contábeis influenciam no desenvolvimento das atividades, sejam comerciais ou sem fins lucrativos.
O contador é, por isso, o maior aliado aos empresários: é quem auxilia na organização, planejando estratégias que possam aumentar a lucratividade. A carga tributária brasileira é complexa, o que exige um profissional qualificado e capaz de entender a legislação. A Receita Federal é cada vez mais incisiva em relação às obrigações fiscais. Mesmo assim, a contabilidade é muitas vezes deixada em segundo plano, sendo vista como um mal necessário quando, na verdade, é um investimento que conduz ao sucesso.
A culpa disso não é apenas dos empresários, mas inclusive dos próprios contadores que, imersos em suas rotinas, não enxergam todasas inovações tecnológicas que ocorreram com a transformação digital desse mercado. A preocupação inicial dos empreendedores é seguir a lei; porém, bons contadores atentam às ferramentas advindas com a tecnologia e que facilitam o trabalho. Somente o profissional contábil consegue realizar determinados serviços, pois está sempre acompanhado as alterações na legislação.
Ademais, o contador contribui na obtenção de documentos e alvarás, acelerando o processo de abertura de empresas, facilitando a vida do empreendedor. Assim, orienta o quanto deve ser pago de impostos e de que modo declará-los da forma correta diante do fisco, além de garantir que todos os funcionários tenham seus direitos assegurados. Uma boa contabilidade se torna estratégica para obter resultados grandiosos: todas as análises realizadas oferecem dados que contribuem na tomada assertiva de decisão.
O contador se mantém ao lado do empresário e ajuda na escolha dos melhores rumos, principalmente no que se refere à redução de custos ou no que é pago em impostos. A revisão tributária visa, em suma, à adequação nos valores pagos pela empresa: há casos em que se pagam impostos a menos e, outros, impostos excessivos. A contabilidade é, portanto, fundamental na gerência dos negócios, cuidando também de questões trabalhistas e aconselhando nas decisões.