2908nexus

Os problemas de misturar as finanças da empresa com as pessoais

Não são apenas as pequenas empresas ou as familiares que sofrem com esse tipo de mistura inadequada. É mais comum do que se imagina descobrir que uma empresa está em situação contábil e financeira difícil porque o proprietário ou um dos sócios não soube ou não se preocupou em deixar cada coisa no seu devido lugar.

O primeiro problema está relacionado ao planejamento financeiro. Se as finanças pessoais e da empresa se misturam, não há como se ter a verdadeira noção do que acontece com a organização, avaliar o fluxo de caixa, saber se existe lucro ou prejuízo. É fundamental que as contas bancárias sejam independentes, pessoa jurídica usa uma e pessoa física usa outra conta. Isso é regra em contabilidade e também ajuda a controlar receitas e despesas.

Sem a devida separação entre pessoa física e jurídica, qualquer número avaliado ou levantado não corresponderá à realidade. Consequentemente, o preço de venda de produtos e serviços fica comprometido, pois ele é baseado em informações deturpadas.

Além disso, em caso judicial, por exemplo, pode haver decisão de que certas obrigações da pessoa jurídica sejam estendidas aos bens particulares de sócios ou administradores da empresa.

Sendo assim, o ideal é deixar tudo bem delimitado e separado, sem essa mistura prejudicial aos negócios.


Imprimir