Uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e Instituto Ipsos com 1.200 pessoas em 72 municípios revelou que 8 em cada 10 brasileiros afirmam reconhecer o pagamento de impostos. À pesquisa, 78% disseram ter consciência de que pagam impostos, um aumento de 5% em relação a 2015. Também é o maior índice já registrado desde que a pesquisa passou a ser feita em 2007.
Quando avaliados por classe econômica, os entrevistados das classes A e B demonstraram maior conhecimento sobre o pagamento de impostos – 94% deles afirmaram que pagam impostos contra 76% dos da Classe C e 63% dos das classes D e E. Entre os brasileiros que afirmaram pagar algum imposto, 74% indicaram o pagamento de tributos municipais, 50% citaram os impostos sobre produtos ou serviços, e 40% mencionaram os tributos estaduais. Os tributos federais, como Imposto de Renda, foram indicados por 25% dos participantes da pesquisa, 8% a mais do que em 2015.
Sobre a incidência da tributação no momento do consumo, o percentual de brasileiros que afirma pagar impostos aumenta significativamente: 97% reconhecem o pagamento na conta de energia elétrica; e 94% identificam os tributos incidentes sobre a compra de alimentos. Quando questionados, os entrevistados também reconhecem o pagamento de impostos nos setores de telefonia (93%), vestuário (93%), higiene (91%), serviços bancários (90%), produtos de saúde (88%), serviços pessoais (88%), combustíveis (85%) e habitação (84%). As classes A e B se mostram mais consciente sobre o impacto tributário de alguns dos itens acima.