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PME: 41% dos consumidores brasileiros passaram a comprar desse segmento em 2021

O comércio online se reinventou durante 2020 e 2021, levando ainda mais o consumidor a realizar sua jornada de compra online. Apesar de não ser um movimento recente, foi intensificado durante a pandemia, abrindo espaço para as micro, pequenas e médias empresas se destacarem.

O que antes era um mercado apenas das grandes empresas, que conseguiam aliar a tecnologia, a logística e a estratégia necessárias para dominar o e-commerce, hoje já é acessível para todos os perfis de negócios. Com a chegada da pandemia, e o varejo físico fechado por períodos intermitentes, a digitalização foi impulsionada, beneficiando os PMEs no e-commerce. Com toda essa movimentação, a jornada do consumidor mudou, assim como suas necessidades e hábitos de compra.

Pensando nisso, a Locaweb, em parceria com a Opinion Box, realizou mais de 2 mil entrevistas para entender o perfil destes consumidores digitais. Segundo o levantamento, 66% dos entrevistados compram na internet porque os preços são melhores. "Faz sentido hoje as empresas conseguirem valores mais competitivos no digital. Lá não é preciso pagar o aluguel de um shopping, por exemplo, banners nos corredores etc. Têm seus custos, é claro, mas é possível fazer muito mais com menos", afirma Luis Carlos dos Anjos, gerente executivo de marketing e canais da Locaweb.

Crescimento das lojas virtuais
E o consumo online cresceu muito: apenas no primeiro semestre do ano, o e-commerce bateu recorde de vendas e atingiu R﹩ 53,4 bilhões em faturamento, segundo a 44ª edição do Webshoppers, relatório elaborado pela Ebit Nielsen. Mesmo em relação aos dados de 2020, que já foram expressivos, no primeiro semestre de 2021 houve crescimento de 31%.

Na hora de escolher em qual empresa comprar, 32% dos entrevistados afirmaram comprar igualmente de pequenas, médias e grandes empresas. Neste crescimento do consumo online, as PMEs foram as que ganharam mais consumidores, já que 41% passaram a comprar de pequenos e médios no último ano. Em contrapartida, 30% passaram a comprar de grandes marcas nos últimos 12 meses.

Entre os consumidores mais antigos, 41% disseram comprar de grandes marcas e 27% compram de PMEs há mais de 5 anos. "A migração dos consumidores para meios online já é uma tendência confirmada nessa e em outras pesquisas. Enquanto o aumento nas compras não é surpreendente, já que ele vem acontecendo de forma mais expressiva desde o início da pandemia, é interessante notar que empresas de todo porte conseguem se aproveitar dele", conta Daniela Schermann, Head de Marketing do Opinion Box.

A jornada do consumidor
Em 62% dos casos a jornada de compra tem início no Google. De acordo com Luis, "a diferença entre as PMEs e as grandes aqui é que no segundo caso os consumidores vão até lojas que gostam com mais frequência. Nas compras em PMEs, a segunda opção mais popular após o Google é recorrer a comparadores de preços".

Entre os motivos mais mencionados para comprar de uma PMEs foram frete grátis (54%), preço mais baixo ou promoções (53%) e qualidade dos produtos (44%) O cenário do e-commerce no Brasil nunca esteve tão favorável. Ao bater recordes de vendas e faturamento, o setor segue crescendo e, cada vez mais, tem aberto espaço para marcas menores.

"É importante notar que, por mais que o dia a dia e os números das empresas de portes diferentes seja muito distinto, a jornada do consumidor tem muitas semelhanças nas grandes empresas e nas PMEs. Frete grátis, preço baixo e produtos de qualidade formam a tríade determinante para que o consumidor compre em uma loja, seja ela pequena, média ou grande. A pesquisa mostra que as PMEs já conquistaram o seu lugar no mundo do e-commerce", finaliza o gerente.

Fonte: Contábeis


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