Nexus0412

Série especial: Reforma da Previdência - 2

A aposentadoria é um tema extremamente relevante e que gera dúvidas para a maioria dos brasileiros. Com a Reforma da Previdência, que entrou em vigor no dia 12 de novembro, houve várias mudanças significativas. O governo prevê uma economia de R$ 800 bilhões em dez anos com a aprovação do texto. Explicamos quais são as principais mudanças aos trabalhadores rurais e professores, confira!

Trabalhadores Rurais:

  • Proposta do governo: idade mínima de 60 anos para a aposentadoria de homens e mulheres, com 20 anos de tempo de contribuição para ambos os sexos.
  • Proposta aprovada pela Câmara e pelo Senado: tema retirado na comissão especial da Câmara. Mantidas as regras atuais, com 55 anos para mulheres e 60 anos para homens, incluindo garimpeiros e pescadores artesanais. Apenas o tempo mínimo de contribuição para homens sobe para 20 anos, com a manutenção de 15 anos para mulheres.
  • PEC paralela: manutenção do tempo mínimo de contribuição de 15 anos para trabalhadores rurais homens.
  • Impacto fiscal da PEC paralela: não divulgado.

Professores

  • Proposta do governo: idade mínima de 60 anos de idade para a aposentadoria de homens e mulheres, com 30 anos de tempo de contribuição.
  • Proposta aprovada pela Câmara e pelo Senado: idade mínima de aposentadoria reduzida para 55 anos (homens) e 52 anos (mulheres), com cumprimento do pedágio de 100%. Benefício vale para professores federais, da iniciativa privada e dos municípios sem regime próprio de Previdência.dos ensinos infantil, fundamental e médio.

Fonte: Agência Brasil


Imprimir