Este novo ano de 2022 deverá marcar a retomada, ainda que gradual, da normalidade da economia e da circulação de modo geral, já que desde 2020 o mundo todo sofreu diversas restrições devido à pandemia de Covid-19, prejudicando o comércio e impactando nos empregos da população.
Com o fim das medidas que pretendiam impedir a contaminação pelo vírus e o avanço da vacinação, permitindo a retomada de um “novo normal”, alguns benefícios emergenciais para auxiliar a população a passar por esse momento turbulento não deverão ser prorrogados, como o Auxílio Emergencial.
Por isso, confira quais benefícios estão programados para serem liberados ainda em 2022 pelo governo e programe-se.
PIS/Pasep
Os saques referentes ao PIS/Pasep estão previstos para este ano, já que em 2021 foram suspensos, portanto os beneficiários poderão retirar valores em dobro caso cumpram os requisitos de cada ano de saque.
Os acertos serão feitos durante todo o ano de 2022, e quem recebia no ano anterior até dois salários mínimos, trabalhou por no mínimo 30 dias e está inscrito no PIS/Pasep há no mínimo cinco anos, deverá ficar de olho no calendário para levantar esse dinheiro a mais.
Auxílio Brasil
O programa que substituiu o Bolsa Família em novembro do último ano continuará vigente em 2022, não sendo considerado um benefício de caráter temporário ou emergencial, e beneficiários receberão pagamentos mensais de até R$400, valor previsto para este ano.
O primeiro acerto deverá ser feito ainda em janeiro, incluindo mais 3 milhões de famílias no programa e zerando a fila de espera de 2021.
Auxílio-Gás
Também criado em 2021, o auxílio será válido durante todo o ano, com depósitos de até metade do valor do botijão de 13kg a cada dois meses. A quantia será paga àqueles com cadastro no CadÚnico e também terá direito quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Saque-aniversário
Contratados pelo sistema CLT poderão realizar os resgates parciais das suas contas do Fundo de Garantia no mês de aniversário, como já acontecia nos últimos anos.
Fonte: Contábeis